Um agora ex-recluso teve de amputar parte da sua perna direita após ter caído durante um jogo de basquetebol onde participou com outros presos na cadeia de Custóias, onde se encontrava, no final de 2009, avança a SIC Notícias. Um erro de diagnóstico levou a este desfecho.
Após o incidente na partida, o homem, de 28 anos, foi encaminhado até ao posto médico da prisão, indica o canal, onde lhe foi recomendado gelo, medicação e repouso.
Contudo, as dores continuaram e o recluso acabou por ser - 15 dias depois - transportado do estabelecimento prisional até ao Hospital Pedro Hispano, no Porto, onde os especialistas apenas reportaram "uma dor articular".
Uma nova ida ao mesmo hospital, dias depois, manteve o diagnóstico.
Uma vez que a situação não via melhoras - e já quase um mês depois do incidente - o recluso pediu para ser assistido noutro hospital, prossegue a SIC Notícias. Foi, então, levado para o Hospital de São João.
Nesta unidade hospitalar, foi confirmada uma "arteriosclerose de artérias nativas das extremidades, não especificada" e a necessidade de uma cirurgia urgente, onde parte da perna direita teve de ser retirada.
Após o sucedido, o recluso - entretanto já libertado - decidiu recorrer à justiça, avançando com uma ação contra o primeiro hospital onde foi assistido, o Pedro Hispano, e a prisão de Custóias. O Tribunal deu-lhe razão e, dos 150 mil euros que exigia, acabou por receber uma indemnização de 50 mil.
Leia Também: Detetado um caso de Monkeypox na cadeia de Custóias