As urgências das unidades de ginecologia e de obstetrícia do Hospital de Braga voltaram ao "pleno funcionamento" às 8h desta segunda-feira, anunciou a instituição, depois de ter encerrado durante as noites de sábado e domingo.
Em comunicado, o hospital afirmou que o serviço de urgência encontra-se "totalmente reestabelecido e sem qualquer previsão de encerramento num futuro próximo".
"Este serviço de urgência manter-se-á em pleno funcionamento, assegurando a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região", acrescenta o comunicado
O serviço no Hospital de Braga, que inclui o bloco de partos, esteve encerrado durante a madrugada de sábado e a partir das 8h00 de domingo. Inicialmente, a instituição não deixou claro a partir de que horas é que o funcionamento normal fora restabelecido, mas esclareceu ao Notícias ao Minuto que o serviço voltou a funcionar normalmente a partir das 8h desta segunda-feira, segundo informação disponível no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O verão tem sido marcado pelo encerramento de vários serviços de urgência em todo o país devido à falta de profissionais, e o governo tem negociado com os sindicatos um melhoramento das condições salariais dos médicos e restantes profissionais de saúde.
O Conselho de Administração do Hospital de Braga mencionou que se congratula "com este desfecho e enaltece a flexibilidade demonstrada pelos médicos do serviço durante o permanente diálogo, o qual foi fundamental para a resolução dos constrangimentos".
[Notícia atualizada às 14h55]
Leia Também: Medicina Interna avisa que recurso a internos só em situações excecionais