O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta terça-feira, através de uma publicação na rede social Twitter, que o Comité Europeu das Regiões é um "parceiro essencial para o sucesso do projeto europeu".
Estas declarações foram proferidas na sequência, tal como esclarece o chefe do Governo, da reunião que teve com o presidente desta entidade, Vasco Cordeiro.
"Partilhámos impressões sobre o futuro da UE [União Europeia] e formas de apoio às nossas cidades, regiões e territórios", escreveu ainda António Costa.
O encontro decorreu a partir das 15h30 desta terça-feira, na residência oficial do primeiro-ministro, o Palacete de São Bento.
Reuni-me hoje com o Presidente do Comité das Regiões, @VascoACordeiro. Partilhámos impressões sobre o futuro da #UE e formas de apoio às nossas cidades, regiões e territórios. O @EU_CoR é um parceiro essencial para o sucesso do projeto europeu. pic.twitter.com/CK9FmDOjTJ
— António Costa (@antoniocostapm) August 9, 2022
Após a reunião, em declarações aos jornalistas, o presidente do Comité das Regiões veio defender um processo de reflexão sobre o futuro da política de coesão da União Europeia - destacando as "lições" que foram dadas pela pandemia de covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
Vasco Cordeiro trata-se do primeiro português a presidir ao Comité das Regiões da União Europeia, cargo para o qual foi eleito em junho e que ocupará por um período de dois anos e meio.
É ainda conhecido por ter sido líder do Governo Regional dos Açores entre 2012 e 2020, tendo sucedido a Carlos César. E ocupa também, desde janeiro de 2013, o cargo de presidente do Partido Socialista dos Açores.
Leia Também: Marques Mendes. "O primeiro-ministro gosta de atacar empresas privadas"