Vacinas adaptadas à Ómicron? Infarmed divulga recomendações para uso

Portugal recebeu, entre segunda e terça-feira, cerca de 650 mil doses da vacina Comirnaty adaptada à variante Ómicron.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
06/09/2022 17:52 ‧ 06/09/2022 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

Portugal recebeu, entre segunda e terça-feira, cerca de 650 mil doses da vacina Comirnaty adaptada à variante Ómicron que será utilizada na campanha de vacinação sazonal contra a Covid-19. 

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) divulgou hoje, no respetivo site, as recomendações emitidas numa declaração conjunta do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). 

Embora devidamente autorizadas - Comirnaty Original/Omicron BA.1 e Spikevax Bivalent Original/Omicron BA.1 -  para utilização em pessoas com 12 anos ou mais, e que tenham recebido pelo menos a vacinação primária contra a COVID-19, o ECDC e EMA recomendam "que estes reforços sejam direcionados prioritariamente para pessoas com um maior risco de infeção e/ou que tenham propensão para progredir para doença grave devido a certos fatores de risco".

Portanto, estão incluídas nas recomendações para terem prioridade na vacinação "pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos e outras pessoas vulneráveis (a partir de 12 anos), com condições subjacentes, que as colocam em maior risco de Covid-19 grave". Incluem-se ainda mulheres grávidas.

"Estão ainda abrangidos nestas recomendações os residentes e funcionários em lares (de longa permanência)", assim como "os profissionais de saúde" que também devem ser considerados, "devido à sua maior exposição"  em caso de novas vagas.

O Infarmed aconselha ainda a "vacinação oportuna e a administração de reforços antes de um potencial aumento de casos de Covid-19 no outono e no inverno" e apela ainda a vacinação primária de quem ainda não o fez.

Na vacinação primária contra a Covid-19 continuarão a ser utilizadas as vacinas originais que integram o plano nacional de vacinação que arrancou em 27 de dezembro de 2020.

A campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2022-2023, que tem o objetivo de proteger os grupos mais vulneráveis, prevê vacinar cerca de três milhões de pessoas em cem dias, o que obriga a uma logística composta por 397 pontos de vacinação em todo o território continental.

Leia Também: Covid-19: Pessoas com 60 anos ou mais elegíveis para vacinação nos Açores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas