A Marinha homenageou, na terça-feira, os navegadores portugueses, durante uma cerimónia que decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
"Na ocasião, foi colocada uma coroa de flores na base do túmulo de Vasco da Gama, como homenagem aos navegadores portugueses, neste ano em que se celebram o bicentenário da Independência do Brasil e os 240 anos da criação da Companhia Real de Guardas-marinhas", escrevem os responsáveis numa nota publicada no site.
A homenagem decorreu no dia anterior ao início da visita do Presidente da República ao Brasil, no âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, que se assinala esta quarta-feira.
A data comemorativa já começou a ser assinalada a algumas semanas, com o regresso temporário do coração de D. Pedro ao país, e a sua exposição. Marcelo Rebelo de Sousa chegou ontem à capital, Brasília, onde já esteve reunido com o presidente brasileiro, a quem contou a história do monarca em 20 minutos.
De acordo a Marinha, estiveram presentes vários responsáveis, nomeadamente, o Comandante da Escola Naval, contra-almirante Valentim Antunes Rodrigues, o Chefe da Divisão dos Negócios Estrangeiros do Estado-Maior da Armada, o capitão-de-mar-e-guerra João Maurício Barbosa, entre outros.
Leia Também: Voz do Operário recebe 'Timbalada' no próximo fim de semana