A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta sexta-feira, que um jovem foi detido, na zona do Cacém, em Sintra, pelos crimes de falsidade informática, coação sexual e divulgação de imagens ilícitas na internet.
De acordo com um comunicado da autoridade, que denomina a ação por 'Operação GIGI', a detenção ocorreu na passada terça-feira, após uma tentativa de encontro com uma das vítimas.
O 'modus operandi' do suspeito, de 24 anos, consistia em criar um perfil em nome de uma mulher, a partir do qual "aliciava as vítimas para o envio de vídeos e fotografias de carácter intimo/sexual".
Já na posse dos documentos, "o arguido exercia pressão sobre as vítimas para que se encontrassem com ele fisicamente, para terem relações sexuais, sob pena de, caso não o fizessem, partilharia naquela rede social os referidos conteúdos íntimos".
O arguido foi presente à autoridade judiciária competente tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas no órgão de polícia criminal da área da sua residência, de acordo com o que a PJ explicou na nota, na qual alerta os cidadãos para que "devem abster-se de enviar imagens ou vídeos de cariz sexual para terceiros desconhecidos", sob pena de poder ser vítimas de extorsão, com a ameaça de publicação destes conteúdos.
Leia Também: Eleições municipais e regionais arrancam na Rússia