A Proteção Civil registou entre as 00h00 e as 08h00 de hoje 374 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, com mais incidência nos distritos de Lisboa e Setúbal.
Das ocorrências, 111 dizem respeito a quedas de árvores e 141 a inundações, 75 a limpeza de via e 42 a quedas de estruturas.
Há, nas redes sociais, vídeos que mostram a violência das chuvas e ruas de Lisboa - a Avenida de Berlim - e de Loures alagadas. Estes - que se encontram abaixo - foram publicados na página especializada 'Meteo Trás-os-Montes', no Facebook.
Na galeria acima pode ainda ver um vídeo do Notícias ao Minuto que mostra a força da precipitação na zona do Parque das Nações.
Avenida de Berlim, Encarnação, Lisboa.#FMA
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) September 13, 2022
©️Renatinha pic.twitter.com/2e5IoGbIXc
Loures, Lisboa!
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) September 13, 2022
©️Ruben Faria#FMA_Danielle pic.twitter.com/YMxtbfXktP
Mas, no continente, "a ocorrência mais grave foi registada às 03h48 em Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda. A chuva que caiu na zona arrastou terras e detritos das áreas ardidas da serra da Estrela", disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Já o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse que "os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros".
Leia Também: Chuva arrasta detritos e terras em Manteigas. "Cenário de destruição"