Um vídeo, divulgado pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), mostra o momento em que Augusto Arnaut, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, foi aplaudido à saída do Tribunal Judicial de Leiria, depois de ter sido absolvido de todos os crimes de que estava acusado no processo sobre os incêndios de junho de 2017.
As imagens mostram Augusto Arnaut a sair do tribunal, enquanto dezenas de bombeiros, que faziam guarda de honra, o aplaudem efusivamente.
Recorde-se que os 11 arguidos julgados no processo para determinar eventuais responsabilidades criminais nos incêndios de Pedrógão Grande foram hoje absolvidos. Augusto Arnaut, de 54 anos, foi julgado por 63 crimes de homicídio e 44 de ofensa à integridade física, 12 dos quais graves, todos por negligência.
À agência Lusa, depois de ouvir a decisão do coletivo de juízes, o comandante disse estar mais aliviado e mostrou-se visivelmente emocionado pela forma como foi recebido.
Sobre os incêndios, defendeu que tudo fez para que o desfecho fosse diferente, "Não nos podemos esquecer das vítimas que houve, mas tudo fizemos" para que não se verificassem vítimas, defendeu.
Também o presidente da LBP, António Nunes, considerou que ficou bem patente que foi "o sistema que falhou" e não Augusto Arnaut.
"Devem pedir desculpa por aquilo que fizeram aos bombeiros de Portugal e, em particular, ao comandante Augusto Arnaut", disse, citado pela agência noticiosa.
Leia Também: Pedrógão Grande. Advogada de antigo vice-presidente alude a dupla vitória