Acidente de Zelensky? "Não há indícios de que tenha sido um ataque"

José Milhazes considera que este acidente não colocará um 'travão' às movimentações do presidente no país, uma vez que "ele parece não ser um daqueles dirigentes que tenha medo deste tipo de perigos".

Notícia

© Global Imagens

Daniela Filipe
15/09/2022 09:15 ‧ 15/09/2022 por Daniela Filipe

País

Ucrânia/Rússia

"Não há indícios de que se tenha tratado de um ataque ao presidente, ou de uma ação mal intencionada". Quem o diz é historiador e jornalista José Milhazes que, em declarações à SIC Notícias, teceu algumas considerações sobre o acidente de viação em que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se viu envolvido, na quarta-feira.

O comentador ecoou as palavras do porta-voz do chefe de Estado, Sergii Nykyforov, indicando que “um carro ligeiro foi bater nos carros em que seguia a comitiva do presidente ucraniano, e ele saiu praticamente ileso”.

“Os médicos que o acompanham tiveram de tratar do condutor do automóvel ligeiro, porque esse, sim, sofreu alguns ferimentos. Quanto ao presidente, o que é dito é que ele continuou a sua viagem, depois de o ferido ter entrado numa ambulância e ter sido levado para o hospital”, complementou.

Zelensky esteve, na quarta-feira, de visita a Izium, uma das localidades recuperadas pelas forças ucranianas no âmbito da sua contraofensiva. No momento do acidente, o chefe de Estado estaria “de regresso a Kyiv, onde fica a sua residência oficial, embora se saiba que ele não vive permanentemente no local, devido à possibilidade de haver um atentado terrorista ou um atentado para o assassinar por parte das forças russas”, esclareceu Milhazes.

Questionado quanto à possibilidade de este acidente, que será investigado pelas autoridades ucranianas, comprometer as movimentações do presidente no país, o historiador foi taxativo.

Não, vai depender muito da situação. Mas, se continuarmos nesta onda positiva para as forças armadas ucranianas, certamente que iremos ver o presidente ucraniano a visitar as regiões libertadas, porque isso é uma forma de fazer aumentar a moral das tropas e da população dessas regiões. Daí que isso seja muito importante para Zelensky, e ele parece não ser um daqueles dirigentes que tenha medo deste tipo de perigos”, salientou.

Imagens divulgadas pelo meio de comunicação bielorrusso Nexta mostram o rescaldo do acidente, que poderá ver nesta página.

No vídeo, é possível observar vários veículos no local, tanto dos serviços de emergência, como das autoridades.

Leia Também: Zelensky sofre acidente de viação a caminho de Kyiv

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas