"A esperança de vida à nascença em Portugal, em 2019-2021, foi estimada em 80,72 anos, sendo de 77,67 anos para os homens e de 83,37 anos para as mulheres", revelou, esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE). Tal corresponde, relativamente a 2018-2020, a "uma diminuição de cerca de 4,8 meses para os homens e de 3,6 meses para as mulheres".
De acordo com o INE, no triénio 2019-2021, em "resultado do aumento do número de óbitos no contexto da pandemia da doença Covid-19, registaram-se, também, reduções na esperança de vida para a maioria das regiões NUTS II e III [Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos]". O impacto da pandemia nas regiões "foi, todavia, diferenciado".
"Por NUTS II, registaram-se reduções na esperança de vida à nascença em todas as regiões, com exceção das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira", sendo que "a maior redução observou-se no Alentejo (cerca de 7 meses)".
Já nos NUTS III, "registaram-se reduções em todas as regiões do Continente, a maior na Lezíria do Tejo (-7,44 meses) e a menor no Alto Tâmega (cerca de 1 mês)".
---
Unidades Territoriais NUTS II
- Norte
- Algarve
- Centro
- Área Metropolitana de Lisboa
- Alentejo
- Região Autónoma dos Açores
- Região Autónoma da Madeira
Unidades Territoriais NUTS III
- Alto Minho
- Cávado
- Ave
- Área Metropolitana do Porto
- Alto Tâmega
- Tâmega e Sousa
- Douro
- Terras de Trás-os-Montes
- Algarve
- Oeste
- Região de Aveiro
- Região de Coimbra
- Região de Leiria
- Viseu Dão-Lafões
- Beira Baixa
- Médio Tejo
- Beiras e Serra da Estrela
- Área Metropolitana de Lisboa
- Alentejo Litoral
- Baixo Alentejo
- Lezíria do Tejo
- Alto Alentejo
- Alentejo Central
- Região Autónoma dos Açores
- Região Autónoma da Madeira
Leia Também: Mortalidade materna atingiu nível mais alto dos últimos 38 anos