Os blindados que Portugal enviou para a Ucrânia como parte da ajuda para combater o invasor russo já estão a operar. Mais concretamente, os catorze M113 encaminhados para o país estão ao serviço na região de Kherson.
A informação foi revelada no Twitter, pela conta Ukraine Weapons Tracker, que relata as entregas de ajuda e as baixas que o exército ucraniano vai conseguindo impor ao inimigo.
"O primeiro avistamento de veículos blindados M113A1/A2 doados à Ucrânia por Portugal - este em particular está atualmente implantado em Kherson. No total, Portugal doou 14 M113s, o que representa 10% da frota do país", lê-se no tweet.
#Ukraine: The first sighting of M113A1/A2 armored personnel carriers donated to Ukraine by Portugal 🇵🇹 - this particular APC is currently deployed in #Kherson Oblast.
— 🇺🇦 Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) October 1, 2022
In total Portugal donated 14 M113s, which is 10% of the countries' fleet. pic.twitter.com/r3yad7qWSt
A possibilidade da entrada da Ucrânia na Aliança Atlântica (NATO) foi uma das justificações dadas por Putin para ordenar a invasão do país vizinho. Antes desta, Putin exigiu à NATO garantias de que nunca aceitaria a adesão da Ucrânia e da Geórgia, bem como o regresso das forças aliadas às posições anteriores ao alargamento a Leste.
A NATO e os aliados ocidentais recusaram tais exigências.
Leia Também: AO MINUTO: Austrália? Sanções contra 28 russos; Ministra alemã faz visita