O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença, esta quinta-feira, na abertura da Conferência de Lisboa 'Rumo a uma nova ordem mundial?'. Durante a sua intervenção no evento, o Chefe de Estado voltou a falar da guerra na Ucrânia, sublinhando que esta não é uma luta apenas dos cidadãos ucranianos, mas sim de todos.
"A guerra da Ucrânia não é uma guerra regional, como por vezes é vista. É verdadeiramente uma guerra global, onde está envolvida uma potência regional, até há muito pouco global, e diretamente envolvidas uma potência regional e uma potência global. Unidas. Nomeadamente, numa aliança, que é a aliança Atlântica", refletiu, acrescentando as razões para tal afirmação.
"São assumidos, embora não totalmente nem em plenitude, politicamente, estrategicamente, economicamente, socialmente, humanitariamente e militarmente, conflitos globais, por isso, tem a ver com a ordem mundial", explicou Marcelo.
Para o Presidente da República é por isso claro que isso, tal como a pandemia e uma série de outros fatores, "desarrumou alicerces erguidos no pós guerra".
Leia Também: Oceanos. "É importante que de Lisboa saiam ações drásticas", diz Costa