A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na segunda-feira, cerca de 720 quilogramas de pescado subdimensionado, na Ilha Terceira, nos Açores. Um homem, de 45 anos, foi identificado e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cujo coima pode ascender ao valor máximo de 37.500 euros.
A apreensão ocorreu no decorrer de uma “ação destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco”, referiu a GNR num comunicado enviado às redações.
Os militares “detetaram uma embarcação de pesca que efetuava o transbordo de pescado para uma outra embarcação de pequeno porte, ao largo da costa, tendo-a acompanhado ao porto, onde procedeu ao desembarque do pescado para as instalações da lote”.
Durante as diligências, apurou-se que “a bordo da embarcação seguia apenas o seu mestre, não existindo no interior da embarcação qualquer tipo de arte de pesca, demonstrando a possibilidade de captura de qualquer espécie piscícola”.
No total, foram aprendidos 680,9 quilogramas de pargo (Pagrus pagrus) e 38,4 quilos de rocaz (Scorpaena scrofa). O pescado foi “depositado nas instalações da lota para posterior venda em sistema de leilão”.
Os factos foram comunicados à Inspeção Regional das Pescas.
Leia Também: PSP dispara contra homem que ameaçava matar namorada com faca