O Copérnico, programa de Observação da Terra da União Europeia, emitiu um alerta que dá conta de que a Península Ibérica - e, em concreto, o território português - poderá vir a ser afetada por uma nova vaga de poeiras do Saara "nos próximos dias".
Em causa está um fenómeno que se tem ainda verificado noutros locais do mundo desde o início do mês. De facto, registaram-se várias tempestades de poeiras provenientes deste deserto em várias regiões fora do continente africano, esclarece a informação veiculada no site.
"De acordo com a previsão de aerossóis do Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copérnico, uma nova tempestade provavelmente irá afetar a Península Ibérica nos próximos dias", pode ler-se no aviso veiculado pela mesma fonte.
A informação veiculada pelo Copérnico dá ainda conta de que, na quinta-feira, um outro país vislumbrou também este fenómeno. "A 13 de outubro, o [satélite] Sentinela-3 captou uma nuvem de poeiras a engolir os céus de Cabo Verde", pode ler-se no alerta.
De recordar que, nos últimos meses, o território português foi já, por várias vezes, afetado por ocorrências semelhantes, que 'pintaram de cor de laranja' os céus de várias regiões do país.
#ImageOfTheDay
— 🇪🇺 DG DEFIS #StrongerTogether (@defis_eu) October 14, 2022
Since early October, several #SaharanDust storms have affected areas outside of Africa
⬇️On 13 October, #Sentinel3 captured the dust cloud engulfing the skies of Cabo Verde
According to @CopernicusECMWF, a new dust storm is forecasted over the Iberian Peninsula pic.twitter.com/l0YHFWGIDP
Leia Também: Afinal, o que se pode esperar para o outono? Tempo quente e menos chuva