Alerta para "dor abdominal" acaba em parto na ambulância: "Emoção"
Parto ocorreu em plena EN205.
© Facebook LBP
País Barcelos
Foi ao final da tarde de sexta-feira, quando menos se esperava, que os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos ajudaram uma bebé a vir ao mundo, dentro de uma ambulância, na EN205.
Tal como conta a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), numa publicação divulgada no Facebook, "o alerta era para uma dor abdominal", mas quando os Bombeiros chegaram ao local, em Barqueiros, freguesia do concelho de Barcelos, "encontraram uma jovem de 22 anos já em trabalho de parto".
Tudo aconteceu pelas 18h50 da tarde.
"Valeu a preparação e formação recebida pelos bombeiros Bruno Vilas Boas e João Pedro Castro que mantiveram a calma e conseguiram realizar o parto na ambulância ali mesmo na EN205", lê-se.
O INEM foi acionado para o local e a VMER de Barcelos "fez o rendez-vous (designação técnica para o encontro com a ambulância) já no nó da A11 em Vila Seca para apoio diferenciado".
Bruno Vilas Boas, que ajudou num parto pela segunda vez no quartel onde é funcionário, confirmou que nasceu "uma menina".
"É sempre uma emoção. Só nos apetece chorar de alegria. Correu tudo bem", disse, citado pela LBP.
Já João Pedro Meneses Castro, enfermeiro de profissão, que assistiu a um parto pela primeira vez, destacou que foi um momento "único na vida".
O bebé e a jovem mãe foram transportados para o Hospital de Braga, "onde se encontram de perfeita saúde".
Leia Também: Má alimentação durante a gravidez enfraquece o sistema imunitário do bebé
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com