"Iremos assistir a um desagravamento. Entrar em normalidade de inverno"

"Temos é" de começar a 'pensar' num novo episódio de chuva intensa, que está previsto "em cima do Natal", alertou Miguel Miranda, presidente do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto com Lusa
20/12/2022 08:17 ‧ 20/12/2022 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Mau Tempo

Miguel Miranda, presidente do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), esteve, esta terça-feira de manhã, na CNN Portugal, onde referiu que "a realidade da meteorologia desta noite foi um pouco menos gravosa do que o previsto" e, por outro lado, "o nível de preparação, atualmente, é muitíssimo elevado comparado com o que aconteceu no primeiro destes episódios de chuva intensa". 

"Ainda chove bastante, em particular na zona da Guarda, no Norte do Alentejo" e em Lisboa, mas, "do ponto de vista dos grandes picos de precipitação, é preciso ver que, apesar de não ter havido grandes picos - com exceção de Aveiro, Braga, Vila Nova de Cerveira -, temos chuva integrada, nos últimos dias, muito elevada". 

Para as próximas horas, Miguel Miranda apontou que "iremos assistir a um desagravamento". "Não quer dizer que não haja uma situação ou outra em particular com rajadas de vento de velocidade significativa mas, a seguir, tudo vai entrar em normalidade de inverno". 

"Temos é" de começar a 'pensar' num novo episódio de chuva intensa, que está previsto "em cima do Natal". "A planificação das viagens que muitos portugueses fazem durante esta época deve ser feita com toda a prudência necessária", assinalou.

De lembrar que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 07h15 de hoje 40 ocorrências em Portugal continental devido ao mau tempo, sobretudo quedas de árvores e pequenas inundações.

Notícias ao Minuto Avisos meteorológicos desta manhã. Dados do IPMA© Reprodução / IPMA

"Foi uma noite muito calma. Tivemos 40 ocorrências em Portugal continental, sobretudo nos distritos do litoral. Tratou-se de quedas de árvores e pequenas inundações da via pública", disse à Lusa o comandante Miguel Oliveira, da ANEPC.

De acordo com Miguel Oliveira, em Lisboa foram registadas naquele período oito ocorrências relacionadas com pequenas inundações da via pública.

Contactado pela agência Lusa, fonte do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa disse também que "a noite foi muito calma, sem ocorrências significativas".

[Notícia atualizada às 08h23]

Leia Também: Oito distritos a 'laranja', um a 'verde'. Como se pinta o país esta manhã

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas