O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, este sábado, a morte do Papa emérito Bento XVI e prestou as suas condolências ao Papa Francisco.
“O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências a Sua Santidade o Papa Francisco manifestando profunda consternação pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Emérito Bento XVI”, lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
Na nota, Marcelo descreveu Bento VXI como “um símbolo de estabilidade e de defesa dos valores da Igreja Católica”. “O Amor ao próximo, a Solidariedade e o apoio aos mais pobres e aos mais desprotegidos e a importância do Perdão e da Reconciliação”, sublinhou.
O Presidente da República recordou ainda a visita do Papa emérito a Portugal, em maio de 2010, “por ocasião do 10.º aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto” e não esquece “as palavras de apreço então expressas” relativamente a Portugal.
O Papa emérito Bento XVI morreu este sábado, confirmou o Vaticano. Joseph Aloisius Ratzinger tinha 95 anos. O corpo de Bento XVI estará, a partir da manhã de segunda-feira, dia 2 de janeiro, na Basílica de São Pedro "para que os fiéis se possam despedir".
[Notícia atualizada às 10h44]
Leia Também: Bento XVI tinha "relação muito especial" com Fátima, recorda Santuário