"Queria-vos dizer que, ainda este ano, vamos proceder à vinculação extraordinária dos professores que ainda estão em situação de precariedade", disse o governante insular, salientando que o executivo vai avançar "com esta situação porque não é aceitável um professor que dá aulas há 15 ou 20 anos não saiba ainda qual é o seu futuro".
Miguel Albuquerque falava na cerimónia comemorativa do 185.º aniversário da Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal, um dos maiores e mais importantes estabelecimentos de ensino da região autónoma.
O chefe do executivo madeirense destacou o facto de cerca de 94% dos professores terem já vínculo à Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia e, embora sem indicar números, afirmou que o Governo Regional decidiu avançar este ano com a "vinculação extraordinária" de todos os professores ainda em situação precária.
Miguel Albuquerque sublinhou também que decorre o processo de recuperação total do tempo de serviço congelado para todos os professores, ou seja, nove anos, quatro meses e dois dias.
"Isto vai ser mantido até à recuperação total", reforçou.
O líder do governo madeirense salientou ainda o facto de a região autónoma dispor da "melhor rede de cobertura pré-escolar do país", lembrando que o acesso é gratuito para os contribuintes do 1.º e 2.º escalões do IRS, sendo que os do 3.º e 4.º escalões beneficiam de uma redução de 10%.
Leia Também: Governo da Madeira aumenta apoio mensal a idosos com pensões "muito baixas"