Partiu, na quarta-feira, para a Turquia uma equipa de 52 elementos portugueses que irão ajudar nas operações de resgate após o violento sismo de 7,8 de magnitude na escala de Richter que abalou o país, na segunda-feira.
A ida da missão foi marcada na rede social Twitter pela República Portuguesa, que deixou uma mensagem e um vídeo da preparação para a ida.
"Partiu hoje [ontem] para a Turquia uma equipa de 52 pessoas para ajudar nas operações de resgate. A missão enquadra-se no Mecanismo Europeu de Proteção Civil", pode ler-se no post colocado ontem.
Para a Turquia seguiram cinco elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil, 15 Sapadores Bombeiros de Lisboa, seis elementos do INEM e 26 militares da Guarda Nacional Republicana. A estes juntam-se seis cães e 13 toneladas de material.
A missão tem uma duração prevista de entre 10 a 15 dias.
O balanço do sismo que atingiu na segunda-feira a Turquia e a Síria é já superior a 16 mil mortos, indicaram hoje autoridades e fontes médicas. elo menos 12.873 pessoas morreram na Turquia e 3.162 na Síria, disseram as mesmas fontes, o que eleva a 16.035 o número total de vítimas mortais, enquanto prosseguem as operações, sob frio extremo, para tentar encontrar sobreviventes.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: AO MINUTO: Missão portuguesa? "Um orgulho"; "Ainda ouvimos os gritos"