O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) assinala, esta quinta-feira, 65 anos, depois de ter, tal como relembram os responsáveis, 'nascido' como Instituto Nacional de Sangue, em 1958.
"Em 2021, diariamente, cerca de mil e cem doentes receberam transfusões de sangue e componentes sanguíneos, e a cada dois dias realizaram-se cinco transplantes de órgãos, sete transplantes de tecidos e três de células", escreveu numa nota no site a presidente do Conselho Diretivo do IPST, Maria Antónia Escoval.
Nos últimos tempos Portugal assiste a períodos de escassez nas reservas de sangue, o que tem levado várias instituições a fazer apelos de tempos em tempos.
Apesar de, neste momento, não haver escassez de nenhum dos tipos de sangue, as colheitas são sempre bem-vindas e, por isso, podem ser feitas em vários pontos do país.
Para aqueles que há muito desejam, ou só agora decidiram ser dadores de sangue, relembramos que este gesto solidário é seguro. Saiba onde dar sangue em https://t.co/Vcna2CT9kM. Mais informações em https://t.co/OZPj3cM03N. #Saúde #SNS #IPST #Dador #Sangue #Solidariedade pic.twitter.com/EHCHqUVgoc
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) February 16, 2023
Consulte aqui qual o posto mais próximo de si para fazer (ainda hoje) uma colheita, que pode ser decisiva na vida de outra pessoa.
O que é preciso para ser dador de sangue?
- Pelo menos, 50 kg
- Idade igual ou superior a 18 anos
- Ser saudável
Para saber mais sobre a doação de sangue, quais os cuidados antes e depois do processo ou mais informações sobre o Estatuto do Dador clique aqui.
Leia Também: O hábito diário que está prejudicar a saúde do seu coração