A Força Aérea Portuguesa anunciou, esta quinta-feira, que vai realizar o exercício multinacional e multidisciplinar Real Thaw 2023 (RT23), entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março, na Base Aérea N.º 11, em Beja.
Na edição deste ano vão participar forças militares de Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, Dinamarca, Estados Unidos, Países Baixos, Polónia, forças da NATO e, ainda, forças da Marinha e do Exército, segundo revela um comunicado.
A Força Aérea explica que o RT23 permite "avaliar e certificar as capacidades operacionais" da Força Aérea, Marinha, Exército, e dos países participantes, "preparando-os para atuar em operações conjuntas e combinadas potenciando a interoperabilidade entre todos, nomeadamente para garantir a preparação das Forças Nacionais Destacadas ao serviço da ONU e da NATO".
"O RT23 oferece aos participantes uma oportunidade única de planear e executar missões, com o objetivo de integrar e sincronizar diferentes domínios", lê-se.
As missões vão ter lugar "em locais específicos tendo sido planeadas de modo a terem o mínimo impacto no meio ambiente e na população".
Leia Também: Em Matosinhos, 700 crianças 'alistaram-se' por um dia à Força Aérea