Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Oito detidos pela PJ por diversas burlas informáticas em países europeus

Operação decorreu em 13 concelhos. Em causa estão os crimes de burla qualificada, fraude fiscal, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento.

Oito detidos pela PJ por diversas burlas informáticas em países europeus
Notícias ao Minuto

12:33 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

Oito homens, com idades entre os 27 e os 50 anos, foram detidos, na terça-feira, durante uma operação da Polícia Judiciária (PJ), que visou uma “organização criminosa transnacional” e decorreu em 13 concelhos. Em causa estão os crimes de burla qualificada, fraude fiscal, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento.

Segundo um comunicado da PJ, enviado esta quarta-feira às redações, foi dado cumprimento a oito mandados de busca e realizadas 34 buscas domiciliárias e não domiciliárias, nos concelhos do Porto, Ovar, Póvoa do Varzim, Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Nova de Gaia, Maia, Paredes, Gondomar, Azeitão, Seixal e Viana do Castelo.

“Esta ação visou uma organização criminosa transnacional, responsável por um número ainda indeterminado de burlas informáticas perpetradas em diversos países europeus, utilizando o ‘modus operandi’ conhecido como Business Email Compromise (BEC)”, indicou a PJ.

Em Portugal, a organização “criou um circuito financeiro capaz de proceder à posterior integração na economia real das vantagens dos crimes referidos”. No total, foram-lhe atribuídos movimentos financeiros superiores a 10 milhões de euros operados em território nacional.

A operação surgiu no âmbito de um inquérito titulado pelo DIAP Regional do Porto e envolveu cerca de 76 inspetores da Polícia Judiciária, dez especialistas de Polícia Científica e dois Seguranças da Polícia Judiciária, além de elementos da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo.

Foi apreendida “diversa documentação com especial relevância para a prova dos factos, e ainda material informático, cartões bancários e terminais de pagamento automático (TPA) móveis”. Segundo a PJ, no mesmo inquérito já se encontravam apreendidos cerca de dois milhões de euros.

Dos oito detidos, sete são de nacionalidade portuguesa. Todos tinham “diferentes funções na estrutura da organização” e serão presentes, esta quarta-feira, à autoridade judiciária competente, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Leia Também: PJ realizou buscas no serviço de Urbanismo da Câmara de Torres Novas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório