A lancha de patrulhamento costeiro ‘Bojador’ da Guarda Nacional Republicana (GNR), que se encontra em missão em Itália, colaborou numa operação de busca e salvamento de mais de 300 migrantes, que se encontravam num navio a navegar a 120 milhas da Costa da Calábria.
Em comunicado, publicado esta segunda-feira, nas redes sociais, a GNR referiu que a lancha foi ativada ao início da manhã do passado sábado, 25 de março.
“Constatou-se que a bordo seguiam cerca de 312 migrantes, entre os quais 35 menores, tendo a embarcação da GNR participado, em conjunto com as autoridade italianas, na Operação de Busca e Salvamento”, refere a nota.
Todos os migrantes foram resgatados e transportados para terra em segurança no domingo.
Os 20 militares da GNR que compõem a tripulação da lancha ‘Bojador’ chegaram a Itália na passada segunda-feira, 20 de março, para integrar a Operação ‘THEMIS 2023’, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX),no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça.
Leia Também: GNR apanha mulher que roubou 400 euros em caixa Multibanco