A bastonária da Ordem dos Nutricionistas vai retomar as visitas às universidades, politécnicos e outros centros de ensino superior, de modo a aferir a evolução dos cursos de nutricionista pelo país. As visitas voltam depois de serem interrompidas em 2020, devido à pandemia da Covid-19.
Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a Ordem dos Nutricionistas explica que as visitas, lideradas pela bastonária Alexandra Bento, "dão a possibilidade acrescida de partilharmos ideias, opiniões, desafios e diferentes perspetivas e perceber no terreno a evolução, nos últimos anos, da formação dos nutricionistas, e tendências futuras".
A ordem acrescenta que as visitas pretendem perceber a formação de nutricionistas no ensino superior.
A bastonária escreve que "uma oferta formativa vasta e diferenciada permite, sem dúvida alguma, o desenvolvimento de uma formação mais consistente, robusta e completa", acrescentando que a função de nutricionista deve estar preparada "para as contantes mudanças da sociedade".
"Adicionalmente, pretende-se conhecer iniciativas inovadoras no contexto da formação académica, bem como conhecer mais de perto as perspetivas das Instituições no que respeita à profissão de nutricionista na atualidade e nos próximos anos", explica a Ordem.
As visitas começam no dia 11 de abril, estendendo-se até ao dia 22 de maio.
Alexandra Bento e a sua equipa visitarão a Universidade Lusófona, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, o Instituto Universitário Egas Moniz, a NOVA Medical School, a Universidade Atlântica e a Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
No comunicado é referido ainda que, em 2020, antes da pandemia, foram realizadas visitas à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, ao `Universidade Fernando Pessoa, ao Instituto Universitário de Ciências da Saúde, à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, à Escola Superior de Saúde de Bragança, à Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra e à Escola Superior de Saúde de Leiria.
[Notícia atualizada às 15h40]
Leia Também: E hoje, vai comer leguminosas? Há fortes razões para começar a fazê-lo