Passageiro sente-se mal em comboio lotado. Travão de emergência acionado
Transporte foi obrigado a parar de emergência na estação de Santa Cruz-Damaia. CP confirma indisposição de passageiro, mas recusa associar episódio a sobrelotação do transporte.
© Reuters
País Lisboa
Um comboio da Comboios de Portugal (CP), que estaria sobrelotado, foi obrigado a parar de emergência, esta sexta-feira, na estação de Santa Cruz-Damaia, quando fazia a ligação Lisboa-Oriente e Sintra, depois de um passageiro se sentir mal, avança a CNN Portugal.
O Notícias ao Minuto tentou contactar a CP para confirmar a situação, mas tal não foi possível até ao momento.
De acordo com a estação, depois de dois comboios terem sido suprimidos devido à greve na empresa, aquele transporte acabou por ficar lotado na estação de Entrecampos.
No entanto, na estação de Santa Cruz-Damaia, o maquinista terá anunciado que um passageiro "na terceira carruagem" do comboio tinha acionado o travão de emergência depois de uma "indisposição súbita". Seguiu-se depois um novo aviso, que dava conta de que os passageiros teriam de esperar pelo INEM para que o comboio pudesse retomar a circulação - algo que aconteceu 20 minutos depois.
À CNN, fonte da CP começou por negar que o comboio estivesse sobrelotado e que o travação de emergência tivesse sido acionado, referindo que "foi uma situação normal" e que "o comboio aguardou na estação até à chegada dos serviços de emergência".
Contudo, mais tarde, face à insistência da estação, que reforça que a situação foi testemunhada por um jornalista, a mesma fonte admitiu que "efetivamente foi acionado o sinal de alarme, mas só para que o comboio não saísse da estação", de acordo com a estação. Em causa estaria o facto de o revisor não estar na carruagem onde o passageiro se sentiu mal e outra pessoa acabou por acionar o travão para impedir que o comboio avançasse.
O caso recorda aquele que aconteceu março, quando um comboio, que seguia na mesma linha em dia de greve, sobrelotado, teve de parar já depois da estação de Benfica, após um dos passageiros ter acionado o travão de emergência.
Contudo, a CP não associa o episódio de hoje à sobrelotação do comboio: "Isto acontece todos os dias, é algo normal e regular. Acontece quando o comboio está vazio e acontece quando o comboio está cheio. Não tem de haver uma relação direta entre a lotação e a indisposição do passageiro".
[Notícia atualizada às 20h01]
Leia Também: Greves na CP levam à supressão de 184 comboios programados até às 19h
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com