Mais de um milhão vivem sozinhos em Portugal. Metade tem mais de 65 anos

A Pordata, responsável pela análise dos resultados, considera que o elevado número de pessoas que vive sozinha é "preocupante" devido à idade.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
19/04/2023 10:31 ‧ 19/04/2023 por Notícias ao Minuto

País

Solidão

Com base nos dados obtidos através dos Censos 2021, a Pordata publicou, esta quinta-feira, uma nota nas redes sociais acerca das famílias unipessoais.

"O número de pessoas que vivem sozinhas em Portugal atingiu o maior valor de sempre", começam por escrever os responsáveis pela base de dados numa publicação partilhada no Facebook, considerando que este é "um facto ainda mais preocupante porque metade destas tem mais de 65 anos".

Os dados indicam que há 1.027.871 de famílias compostas por uma pessoa, um aumento que faz com que desde 2011, altura em que se fez a análise anterior, se ultrapassasse a marca do milhão. De acordo com a base de dados, nesses dez anos houve um aumento de 161.044.

O número de famílias unipessoais tem vindo sempre a aumentar desde os primeiros Censos, realizados em 1981.

A par deste aumento, também o número de pessoas com mais de 65 anos que vivem sozinhas tem vindo somar-se. Do total destas pessoas que vivem sozinhas,  517.146 pessoas têm mais de 65 anos. 

Ainda esta semana o cadáver de uma mulher que vivia sozinha foi encontrado em Linda-a-Velha, depois de os vizinhos terem estranhado o cheiro que vinha do apartamento. A situação tornou-se macabra quando os bombeiros entraram na casa e descobriram para além do corpo que estava a criar o cheio, um outro cadáver. Segundo as autoridades apuraram, tratava-se do corpo do pai, que não era visto desde 2015.

Já em fevereiro, o corpo de um adulto, de 60 anos, foi encontrado em casa. Quando as autoridades chegaram ao local, em Viana do Castelo, já os familiares da vítima estava na residência.

Há também casos que os idosos que vivem sozinhos acabam por ficar desorientados e sair de casa. Uma situação destas aconteceu no mês passado em Borba, no distrito de Évora, quando um homem, de 91 anos, e com Parkinson, esteve várias horas desaparecido. Apesar de nem todos estes casos terem este final, o homem acabou por ser encontrado. 

Leia Também: Caso macabro: Filha morreu sozinha, morava há 15 anos com cadáver do pai

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas