João Bonifácio Serra morreu esta quarta-feira, dia 19 de abril, a dias de completar 74 anos de idade. Dirigiu o projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e foi assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio.
Esta morte foi lamentada pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que escreveu na sua página da rede social Twitter que "o falecimento de João Serra, historiador, professor, político, é uma notícia muito triste".
"Fica a sua obra académica, fica o seu exemplo cívico, fica uma longa e grande amizade", pode ler-se ainda.
O falecimento de João Serra, historiador, professor, político, é uma notícia muito triste. Fica a sua obra académica, fica o seu exemplo cívico, fica uma longa e grande amizade.
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) April 19, 2023
João Serra teve uma longa carreira docente no ensino secundário e superior. Foi professor nas Caldas da Rainha, Castelo Branco, Leiria e Lisboa e foi ainda membro da primeira comissão instaladora da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
Foi também Professor Coordenador do Politécnico de Leiria, e participou em vários projetos de planeamento e intervenção cultural em municípios como Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Peniche, pode ler-se numa nota de pesar da Câmara Municipal de Guimarães.
Entre 1996 e 2006 foi Consultor, Assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, tendo recebido diversas condecorações - destacando-se os títulos de Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Oficial da Ordem da Liberdade.
Desde 2011, que é membro do Conselho Nacional das Ordens Honoríficas Nacionais e recentemente tinha assumido papel de coordenação da candidatura de Leiria a capital europeia da cultura no âmbito da ‘Rede de Cultura 2027’.
Leia Também: Costa avisa que o PS terá sempre uma guerra pela frente