O programa "Arrábida Sem Carros e em Segurança" para 2023 não só mantém o condicionamento de trânsito automóvel às praias de Albarquel, Creiro e Portinho da Arrábida, como proíbe a circulação de veículos e peões na Rua Círio da Arrábida, entre o túnel da Figueirinha e a praia de Galapos, devido ao risco de queda de um bloco rochoso fraturado na encosta da serra.
De acordo com as regras do programa divulgado hoje pela Câmara de Setúbal, a circulação automóvel fica interdita diariamente, das 7:00 às 20:00, entre o Creiro e a praia de Galapos e no acesso à praia de Albarquel. No troço que conduz ao Portinho da Arrábida, a partir do cruzamento de acesso, a interdição de trânsito termina uma hora mais cedo, às 19:00.
Em nota de imprensa, a Câmara de Setúbal adverte ainda que na próxima época balnear, devido às limitações decorrentes do perigo de derrocada na Rua do Círio, não será possível o acesso às praias de Galapos, Galapinhos e Creiro, a partir de Setúbal, via Figueirinha, mas apenas a partir de Azeitão, devendo os veraneantes deslocar-se a partir do Creiro a pé ou através da utilização de modos suaves de transporte, como trotinetas e bicicletas.
Nos troços em que existem restrições de trânsito, além da circulação de transportes públicos, só será permitida a passagem de veículos de duas rodas, trotinetas, viaturas portadoras de dístico de residente, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência.
Os residentes, comerciantes e concessionários podem pedir cartões de acesso por requerimento disponibilizado na página do município ou pelo endereço de correio eletrónico praias@mun-setubal.pt.
No âmbito da estratégia do programa "Arrábida Sem Carros e em Segurança", está garantido o transporte público rodoviário (abrangido pelo passe Navegante) de ligação às praias, a partir de Setúbal e de Azeitão.
Está também prevista uma carreira entre Setúbal e a praia do Creiro, que fará o percurso passando por Vila Nogueira de Azeitão, face à impossibilidade de se fazer essa ligação a partir da Figueirinha devido ao perigo de derrocada na Rua do Círio.
Para a Câmara de Setúbal, o transporte coletivo é o "mais eficaz, eficiente e equilibrado para a deslocação de pessoas para as praias do concelho" e constitui "um contributo muito positivo na gestão e sustentabilidade do ecossistema da Orla Costeira da Arrábida".
Leia Também: Resgatado homem que caiu ao rio Sado em Setúbal de madrugada