A Polícia de Segurança Pública (PSP) revelou, esta segunda-feira, que levou a cabo a 3.ª edição do Curso de Prevenção e Intervenção Policial em Violência Doméstica.
Segundo a autoridade, numa nota publicada nas redes sociais, há agora mais 47 agentes da PSP “dotados de conhecimentos avançados sobre como gerir uma ocorrência e, sobretudo, interagir de forma empática e correta com vítimas de violência doméstica.
Sublinhe-se que as queixas por violência doméstica registaram em 2022 o valor mais elevado dos últimos quatro anos, com a PSP e a Guarda Nacional Republicana (GNR) a contabilizarem 30.389 ocorrências.
3.ª edição do Curso de Prevenção e Intervenção Policial em Violência Doméstica
— PSP - Polícia de Segurança Pública (@PSP_Portugal) May 29, 2023
47 polícias da #PSP estão agora dotados de conhecimentos avançados sobre como gerir uma ocorrência e, sobretudo, interagir de forma empática e correta com vítimas de violência doméstica. pic.twitter.com/vMpGmVEPwb
De acordo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), as ocorrências por violência doméstica registadas pelas autoridades aumentaram 14% no ano passado em comparação com 2021.
Em 2022, registaram-se 28 vítimas mortais em contexto de violência doméstica, 24 das quais eram mulheres e quatro crianças. Em comparação com 2021, ocorreram mais cinco homicídios, mas em 2020 registaram-se 32 vítimas mortais e em 2019 foram 35.
Leia Também: Taxista agride PSP após ser alertado de "várias infrações" em Lisboa