Sanofi vai deixar de comercializar alguns medicamentos com insulina

Perante aquilo que diz ser a "existência de alternativas terapêuticas disponíveis", o Infarmed assegura que "esta cessação de comercialização terá um impacto minimizado".

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
06/06/2023 19:15 ‧ 06/06/2023 por Notícias ao Minuto

País

Sanofi

A empresa Sanofi Aventis Deutschland GmbH informou que irá deixar de comercializar em definitivo, a partir de 16 de junho, alguns medicamentos contendo insulina, segundo informou o Infarmed numa nota publicada no seu site.

Em causa estão os seguintes produtos: 

  • Insuman Comb 25, 100 U.I./ml (25% + 75%), Suspensão injetável (5 unidade(s));
  • Insuman Rapid, 100 U.I./ml, Solução injetável (5 unidade(s));
  • Insuman Basal, 100 U.I./ml, Suspensão injetável (5 unidade(s)).

"Tratando-se de medicamentos autorizados por procedimento centralizado, a empresa comunicou a cessação de comercialização destes medicamentos à Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês), bem como em todos os países onde são comercializados, designadamente Portugal, Alemanha, Espanha, França, Irlanda e Itália", pode ler-se no esclarecimento dado pelo Infarmed.

A autoridade informa ainda, pela mesma via, que "foram contactadas as demais empresas que comercializam medicamentos contendo insulina", que "confirmaram disponibilidade para assegurar continuidade no abastecimento do mercado". Deste modo, ficará assegurada "a devida disponibilidade de insulina a todos os utentes", garante a fonte citada.

Perante aquilo que diz ser a "existência de alternativas terapêuticas disponíveis", o Infarmed assegura que "esta cessação de comercialização terá um impacto minimizado".

E deixou, ainda, um conselho aos pacientes que, até agora, recorriam a estes medicamentos: "Os doentes em tratamento com estes medicamentos deverão consultar o seu médico, para que, se necessário, possa ser prescrita outra insulina semelhante, o dispositivo de administração (canetas e agulhas), bem como todas as instruções necessárias para facilitar a substituição".

Leia Também: Partidos pedem rapidez no acesso a bombas de insulina de ultima geração

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas