Portugal vai enviar mais 14 blindados M113 e 9 obuses à Ucrânia
A ministra da Defesa, Helena Carreiras, salientou ainda que estão em expedição "o conjunto de 5 veículos blindados de transporte pessoal na modalidade ambulância que já tinha sido anunciado, tal como as 108 toneladas de munições de 105 milímetros".
© Getty Images
País Helena Carreiras
A ministra da Defesa, Helena Carreiras, anunciou, esta sexta-feira, um novo pacote de apoio à Ucrânia, que acontece na sequência da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, a Lisboa, no mês passado.
"Posso anunciar que vamos doar mais 14 M113 - veículos blindados de transporte pessoal - e mais 9 obuses blindados", referiu Helena Carreiras, após término do Conselho do Atlântico Norte a nível de ministros da Defesa, em Bruxelas.
A ministra salientou ainda que estão em expedição "o conjunto de 5 veículos blindados de transporte pessoal na modalidade ambulância que já tinha sido anunciado, tal como as 108 toneladas de munições de 105 milímetros".
Durante a reunião presidida pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, Helena Carreira nota ter tido a oportunidade de "reafirmar" aquilo que Portugal vinha a dizer. "Participámos em duas grandes coligações de apoio à Ucrânia - uma primeira dos tanques com o conjunto de países através da disponibilização de Leopard 2 A6 (no nosso caso) - e manifestámos a nossa disponibilidade para também providenciar treino neste tipo de carros de combate".
"Participámos na coligação dos F16, com o conjunto de países que manifestou disponibilidade, para oferecer treino de pilotos e de mecânicos", esclareceu ainda.
Recorde-se que, já em janeiro, Portugal tinha anunciado um pacote de apoio militar à Ucrânia que incluía veículos blindados M113, geradores, munições e equipamento médico. De fora ficaram os tanques Leopard-2, pedidos por Zelensky.
Leia Também: Formação de pilotos em caças F-16 começará "o mais rápido possível"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com