Uma operação policial internacional, apoiada pela Europol e em que participou a Polícia Judiciária (PJ), levou ao desmantelamento de grupo criminoso brasileiro que se dedicava ao envio de grandes quantidades de cocaína para a Europa.
Já segundo a Europol, que divulgou um vídeo com os momentos mais importantes da operação, a investigação a esta rede criminosa foi desencadeada pela descoberta, por parte da PJ, no porto de Sines, de 800 kg de cocaína escondidos num contentor de bagas de açaí congeladas, provenientes do Brasil.
Depois de várias ações realizadas nos últimos meses no Brasil, Espanha e Portugal para apanhar os membros deste grupo "altamente profissional", como descreve a Europol, a 4 de maio deste ano foram realizadas 20 buscas domiciliárias em Espanha (Málaga, Córdova, Madrid, Cantábria e Vizcaya) e quatro em Portugal (Cascais e Sintra), resultando em 24 detenções. Sete outros membros da quadrilha já tinham sido detidos anteriormente em Espanha, Portugal e Brasil.
Só neste dia, foram apreendidos mais de 73 quilos de metanfetaminas, cinco armas de fogo e mais de 116 mil euros em dinheiro.
Leia Também: Mais de 20 detidos em operação internacional contra o tráfico de droga