Interdição a banhos em Quarteira e Vale do Lobo durou menos de 24 horas

A interdição a banhos nas praias de Quarteira e Vale do Lobo, no Algarve, que durou menos de 24 horas e cuja interdição foi hoje levantada, foi causada por um foco de poluição.

Notícia

© Lusa

Lusa
26/07/2023 13:10 ‧ 26/07/2023 por Lusa

País

Algarve

A informação foi prestada hoje à agência Lusa pelo comandante da zona marítima do Sul.

Segundo o comandante Santos Pereira, as novas análises à qualidade da água foram conhecida hoje às 11h30, o que permitiu levantar a interdição naquela extensão do litoral afetada.

"Fomos informados às 11h30 de que [a qualidade] da água já está num nível aceitável", referiu, sublinhando que os banhistas já podem ir à água em segurança.

Num comunicado, a Autoridade Marítima Nacional indicou que, após nova análise à qualidade da água nas praias de Quarteira e Vale do Lobo, "a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informou que o resultado da análise indica que os valores microbiológicos estavam dentro dos padrões de qualidade".

Assim, "e após orientações da Autoridade Regional de Saúde, foi levantada a interdição a banhos", tendo sido "dadas instruções para que fosse hasteada novamente a bandeira verde na praia".

Na terça-feira à tarde, as autoridades ambientais interditaram a banhos as praias de Vale do Lobo e de Quarteira, no concelho de Loulé, devido à presença de bactérias prejudiciais à saúde na água do mar, disse o comandante Santos Pereira.

Em declarações à agência Lusa, o comandante disse que as análises à qualidade da água do mar efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) detetaram a presença de coliformes fecais na água e a delegada regional de saúde ordenou a interdição das duas praias a banhos.

As praias de Vale do Lobo e de Quarteira são duas das principais zonas balneares do concelho de Loulé (distrito de Faro).

Leia Também: Levantada interdição a banhos na praia de Quarteira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas