O primeiro-ministro, António Costa, assinalou, esta terça-feira, o arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), desejando "a todos" um excelente evento e referindo que "é o momento dos jovens olharem para o mundo" e "perceberem que os desafios que se colocam à humanidade são fundamentais para a sua geração".
"Neste primeiro dia da JMJ2023 quero desejar a todos uma excelente Jornada Mundial da Juventude. Para Portugal é uma honra acolher este grande evento e receber, a partir de amanhã, o Papa Francisco", começou por escrever o primeiro-ministro na rede social X (antigo Twitter).
Costa considerou que "a chamada do Papa aos jovens de todo o mundo para a reflexão tem um valor imenso" e destacou:
"Este é o momento dos jovens olharem para o mundo e, com mais ou menos fé, perceberem que os desafios que se colocam à humanidade são fundamentais para a sua geração. Como já disse aos voluntários da JMJ, agarrem o mundo nas vossas mãos, como estão a agarrar esta Jornada", rematou.
Neste primeiro dia da #JMJ2023 quero desejar a todos uma excelente Jornada Mundial da Juventude. Para #Portugal é uma honra acolher este grande evento e receber, a partir de amanhã, o @Pontifex_pt. A chamada do Papa aos jovens de todo o mundo para a reflexão tem um valor imenso. pic.twitter.com/PiaLI3Ypze
— António Costa (@antoniocostapm) August 1, 2023
Recorde-se que mais de um milhão de pessoas são esperadas a partir de hoje em Lisboa. A missa de abertura da jornada será celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa às 19h30, no Parque Eduardo VII.
Francisco chegará a Lisboa às 10h00 de quarta-feira e regressará a Roma às 18h15 de domingo.
As principais iniciativas da JMJ decorrerão em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).
A JMJ, que é o maior acontecimento da Igreja Católica, tem cinco línguas oficiais: português, francês, inglês, espanhol e italiano. Esta jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II (1920-2005), após um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
Leia Também: AO MINUTO: JMJ arranca hoje; Esperadas mais de um milhão de pessoas