Segundo dados divulgados pelo Sistema de Segurança Interna (SSI) referentes ao segundo dia da JMJ, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) responderam a 330 ocorrências.
No total, o INEM e a ANEPC empenharam, na quarta-feira, 245 operacionais e 119 meios.
A ANEPC volta a alertar para o risco de incêndio florestal devido às elevadas temperaturas, frisando que não se deve deitar cigarros para o chão no espaço florestal, não atirar pontas de cigarro pela janela do carro e apagar as beatas antes de as colocar no lixo.
O INEM recomenda a todos os participantes na JMJ para que adotem medidas de autoproteção com vista a prevenir problemas de saúde que possam surgir devido à exposição ao calor, devendo reforçar a ingestão de líquidos, nomeadamente água ou sumos naturais, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, usar proteção solar e roupas leves.
O INEM alerta também para os cuidados com a ingestão de alimentos que possam estar estragados devido ao calor, bem como para as doenças transmissíveis (gastrointestinais, respiratórias ou outras), que importa serem evitadas mediante cuidados de higiene.
Leia Também: Peregrinos e norte-americano envolvem-se em distúrbios em hotel de Lisboa