O Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, teve uma média de 11 nascimentos por dia desde o início do mês, quando recebeu a atividade do bloco de partos do Hospital de Santa Maria, no âmbito da 'Operação Nascer em Segurança no SNS'.
O diretor executivo do Sistema Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, salientou que "o processo tem decorrido de forma tranquila, de acordo com o planeado e tornado público em maio de 2023".
Em comunicado, a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) informou que, "na primeira semana de funcionamento, nasceram 79 bebés", sendo que "no dia 5 de agosto houve um recorde de partos, com um total de 20 bebés".
Até agora, "não existiu a necessidade de transferências para blocos de parto privados", uma vez que "as equipas de profissionais de saúde cumpriram integralmente com as escalas".
O comunicado acrescenta, por fim, que se nota "um entrosamento cada vez mais robusto entre as equipas de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e outros técnicos dos dois hospitais", de forma a assegurar "segurança, qualidade e humanização de cuidados" às grávidas.
Leia Também: Leiria. Obstetras apresentam escusa de responsabilidade clinica