De acordo com a informação avançada em comunicado pela Câmara do Porto, a intervenção decorre no âmbito da empreitada da Linha Rosa do Metro do Porto, no troço Praça da Liberdade -- Casa da Música, que contempla nesta etapa a construção do acesso poente da futura Estação do Hospital de Santo António.
De modo a garantir as condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, será necessário proceder a condicionamentos de trânsito e estacionamento entre as 08:00 de segunda-feira e às 07:00 de sábado, dia 19 de agosto no Túnel de Ceuta, com o corte de trânsito na via da direita com saída para o Hospital de Santo António e na Rua do Rosário, no cruzamento com a Rua de Clemente Menéres.
Na sequência desta intervenção, informa ainda a autarquia, também a Rua de Clemente Menéres e a Rua do Dr. Tiago de Almeida terão condicionamentos, em alguns troços nomeadamente ao nível da proibição de paragem e estacionamento.
A Linha Rosa terá quatro estações e cerca de três quilómetros de via, ligando São Bento/Praça da Liberdade à Casa da Música,
Os trabalhos da Linha Rosa decorrem em paralelo com a expansão da Linha Amarela, em Vila Nova de Gaia, que compreende uma empreitada entre Santo Ovídio e Vila d'Este, incluindo as estações de Manuel Leão e Hospital Santos Silva, bem como túneis, um viaduto e um Parque de Material e Oficinas (PMO).
As obras da Linha Amarela estão previstas para final de 2023 e as da Linha Rosa para final de 2024.
O custo total das obras de expansão da linha Amarela e da nova linha Rosa do Metro do Porto subiu cerca de 20 milhões de euros para 511 milhões, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada em 14 de julho.
Leia Também: Metro do Porto. Obras das linhas Amarela e Rosa vão custar 511 milhões