A chuva que vai chegar este fim de semana a Portugal continental deverá manter-se durante a próxima semana, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alerta para a "instabilidade" do estado do tempo, que será afetado por uma depressão.
"A próxima semana terá semelhanças com estado do tempo previsto para este fim de semana, com temperaturas amenas e com a ocorrência de precipitação sob a forma de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, com uma elevada incerteza nas quantidades e locais onde esta deverá ocorrer, mas que se deverão estender a todo o território", informa o IPMA, que partilhou a sua previsão do estado do tempo de 4 a 10 de setembro.
De acordo com o Instituto, a "presença de uma depressão em altitude formada durante o fim de semana na área da Península Ibérica, que irá deslocar-se para oeste e posteriormente interagir com a depressão pós-tropical Franklin sobre o Atlântico numa área entre os Açores e território do Continente, irá criar condições de instabilidade ao longo de toda a semana e induzir um fluxo do quadrante sul sob o território".
O posicionamento da depressão "irá condicionar a maior ou menor frequência de aguaceiros que ocorram sobre o país, sendo bastante incerta a previsão da quantidade e locais de ocorrência, mesmo a poucos dias do evento, podendo ser acompanhados de trovoada". Desta forma, o IPMA recomenda o acompanhamento próximo das previsões do IPMA.
No fim de semana que amanhã se inicia, é esperada uma "descida generalizada das temperaturas, mas logo a partir de segunda-feira as temperaturas terão uma pequena subida e deverão manter-se sem grandes oscilações ao longo da semana".
Assim, segundo o IPMA, a temperatura máxima deverá variar ao longo da semana entre 23°C e 29°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 25°C e 31°C na região Sul, entre 22°C e 28°C na zona litoral Oeste e entre 22°C e 28°C na zona litoral Sul. A temperatura mínima no território continental estará entre os 14°C e os 18°C na região Sul e entre os 12°C e os 18°C nas regiões Norte e Centro.
Leia Também: IPMA. Chuva e descida da temperatura máxima a partir da tarde de hoje