A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou este sábado que foram detidas mais de 500 pessoas entre os dias 1 e 7 de setembro, com a grande maioria das detenções a resultar de crimes rodoviários.
Em comunicado, a guarda explicou que 224 pessoas foram por conduzirem sob o efeito de álcool, enquanto que 142 pessoas foram detidas por conduzirem sem carta de condução. Além disso, 68 detenções ocorreram por suspeitas de tráfico de estupefacientes, 26 por furto ou roubo, 14 por posse ilegal de armas e arma proibida, nove por violência doméstica e ainda uma pessoa por suspeitas de incêndio florestal.
Sobre as infrações na estrada, a GNR detetou mais de seis mil infrações em operações de fiscalização, com o maior valor a surgir por excessos de velocidade, com 961 infrações registadas. O valor seguinte, 539, refere-se a infrações por falta de inspeção periódica obrigatória, e 218 pessoas foram apanhadas sem o cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças.
Relativamente ao tráfico de drogas, as operações da GNR resultaram na apreensão de vários quilos de haxixe (2.626 doses), além de 1.499 doses de cocaína, 67 doses de heroína, 287 doses de liamba, 56 selos de LSD, 88 doses de MDMA (conhecida como ecstasy) e 81 pés de canábis. Outras drogas surgirem em ocorrências mais pequenas, nomeadamente 26 comprimidos de anfetaminas, oito doses de óleo e canábis e seis comprimidos de MDMA.
Foram ainda encontradas 21 armas de fogo, e 82 munições de diversos calibres, e ainda 16 armas brancas ou proibidas, além de 25 veículos.
Leia Também: Festas das Vindimas. Oito detidos e 70 doses de droga apreendidas