Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Maternidade de Abrantes regista aumento do n.º de partos. Foram mais 59

Até junho, maternidade funcionou num esquema alternado aos fins de semana.

Maternidade de Abrantes regista aumento do n.º de partos. Foram mais 59
Notícias ao Minuto

08:47 - 11/09/23 por Notícias ao Minuto

País Partos

O bloco de partos da maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), na Unidade Hospitalar de Abrantes, reforçou a sua atividade nos oito primeiros meses do ano, realizando mais 13% de partos do que em igual período do ano passado.

Recorde-se que de janeiro até ao final de maio, altura em que vários serviços de obstetrícia viveram momentos conturbados, o  Serviço de Urgência e o Bloco de Partos do CHMT esteve a operar em esquema de funcionamento alternado aos fins de semana com o Hospital Distrital de Santarém.

A partir do passado dia 1 de junho, o atendimento permanente de Ginecologia-Obstetrícia e a Maternidade passaram a funcionar em pleno.

Tudo isto, refere o CHMT, em comunicado, foi possível graças a um esforço dos seus profissionais de saúde, para garantir as escalas durante todo o período mais crítico das férias do verão.

“Os profissionais de saúde da Maternidade de Abrantes do CHMT têm demonstrado com o seu esforço o que significa o SNS a operar em rede solidária com as demais instituições, conseguindo dar uma resposta a toda a região e às grávidas que nos procuram. Nasce-se com toda a segurança e com toda a humanização do parto em Abrantes e estamos muito satisfeitos com estes indicadores, que demonstram a nossa capacidade de resposta e afirmação”, disse Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHMT.

O aumento de 13% em relação ao ano passado, corresponde a mais 59 partos que em 2022, num total de 505 nascimentos. Estes valores fazem inverter a tendência de queda de partos realizados pelo CHMT verificada nos últimos dois anos.

O Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o bloco de partos da Unidade de Abrantes do CHMT, note-se, integram a operação 'Nascer em Segurança', uma iniciativa da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) para garantir às parturientes maior previsibilidade, segurança e equidade no acesso.

Leia Também: Dois mortos em colisão frontal em Ponte de Sor. Há dois feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório