Dois sismos, de magnitudes 4,4 e 4,1, registados na ilha Terceira

Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro abalo aconteceu pelas 16h44 locais (17h44 em Portugal continental). Três minutos depois - pelas 16h47 locais - ocorreu outro sismo, de magnitude 4,1.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto com Lusa
25/09/2023 18:28 ‧ 25/09/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

IPMA

Dois sismos, de magnitude 4,4 e 4,1, na escala de Richter foram, esta segunda-feira, registados na Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores. 

Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro abalo aconteceu pelas 16h44 locais (17h44 em Portugal continental). Três minutos depois - pelas 16h47 locais - ocorreu outro sismo, de magnitude 4,1.

Os dois sismos ocorreram na região da Serra de Santa Bárbara.

Sublinhe-se que, de acordo com o vulcanólogo João Luís Gaspar, a atividade sísmica do vulcão de Santa Bárbara tem registado "picos de libertação de energia", mas o alerta sismovulcânico mantém-se em V2, por não haver alterações significativas de outros parâmetros.

"Mantivemos até agora o nível V2, porque a transição para o nível V3, como aconteceu em São Jorge, é de certa maneira determinada pela ocorrência de mais do que um parâmetro a variar significativamente no mesmo tempo e na mesma zona. Não é o que aconteceu aqui na Terceira. As variações que temos são muito pouco significativas e, a manter-se assim, manter-se-á também o nível de alerta", adiantou João Luís Gaspar aos jornalistas, à margem da instalação de uma estação GNSS (sistema de navegação por satélite), adquirida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, na freguesia dos Altares.

Desde 24 de junho de 2022 que a atividade sísmica no vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, se encontra "acima dos valores normais de referência", com o nível de alerta científico V2 (possível reativação do sistema - sinais de atividade moderada).

[Notícia atualizada às 18h37]

Leia Também: Domingo com chuva fraca e máximas entre 24 e 27 graus na Madeira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas