Na quinta-feira, pela manhã, Augusto Santos Silva estará presente numa pré-conferência sobre os discursos de ódio e atos de violência contra eleitos em democracias representativas, que decorrerá no Centro de Convenções de Dublin.
A abertura oficial da Conferência Europeia de Presidentes dos Parlamentos do Conselho da Europa abre logo a seguir com intervenções do presidente da Câmara dos Representantes da Irlanda, Seán Ó Fearghaíl, do presidente do Senado da Irlanda, senador Jerry Buttimer, e da secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic Buric.
O primeiro tema em debate será o das consequências da "agressão militar russa contra a Ucrânia e o papel dos parlamentos nacionais na reconstrução ucraniana". Neste ponto, usará da palavra, entre outros oradores, a presidente da Verkhovna Rada da Ucrânia, Ruslan Stefanchuk.
A meio da tarde de quinta-feira começa o debate sobre "os desafios das democracias representativas em tempos de volatilidade", no qual discursará Augusto Santos Silva, assim como os presidente da Assembleia Nacional de França, Yaël Braun-Pivet, e do parlamento da Estónia, Lauri Hussar.
O primeiro dos dois dias de conferência termina com um jantar oferecido pelos presidentes da Câmara dos Representantes e do Senado da Irlanda.
Na sexta-feira, ao início da manhã, antes do encerramento da conferência, serão discutidas questões como a "igualdade na diversidade na representação pública, a participação dos jovens, das mulheres, dos grupos étnicos e sociais como membros do parlamento".
Leia Também: Santos Silva alerta para propostas que podem pôr em causa pensões futuras