"Maior rede de vacinação em Saúde Pública de sempre com 3.500 pontos"

As palavras são do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no arranque da campanha de vacinação contra a gripe e a Covid-19.

Notícia

© Leonel de Castro/Global Imagens

Inês Frade Freire
29/09/2023 08:43 ‧ 29/09/2023 por Inês Frade Freire

País

Fernando Araújo

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, afirmou, esta sexta-feira, que esta é a "a maior rede de vacinação em Saúde Pública de sempre com 3.500 pontos [de vacinação]", no qual vão ser "administradas quase cinco milhões de vacinas em cerca de 10 semanas".

Fernando Araújo agradeceu ainda ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, por "ter permitido a campanha, dando condições para executá-la".

Nos 3.500 pontos de vacinação, o diretor do SNS realçou que o objetivo da administração de cinco milhões de vacinas "em cerca de 10 semanas é ambicioso", mas que "tem a certeza" que será cumprido.

"Estava na altura certa de voltarmos a integrar a gestão da vacinação no SNS e na DGS, em particular, e conseguirmos este propósito de aumentarmos a vacinação e adesão num sistema altamente complexo e exigente", acrescentou ainda.

Fernando Araújo terminou as suas declarações agradecendo aos que contribuíram pela campanha montada que "vai seguramente contribuir para a uma maior capacidade de adesão dos portugueses ao objetivo da vacinação: defender-se a si próprios e aos outros".

Recorde-se que a campanha de vacinação contra a gripe e a Covid-19 arranca, esta sexta-feira, em cerca de 1.000 centros de saúde e 2.500 farmácias, sendo o objetivo deste ano o de vacinar 2,5 milhões de pessoas.

"Cerca de 2 milhões de pessoas, todos os que têm 60 anos de idade ou mais, poderão dirigir-se livremente às farmácias comunitárias. Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde estão inscritos", refere a Direção Executiva do SNS, em nota.

[Notícia atualizada às 08h58]

Leia Também: Vacinação contra gripe e Covid arranca hoje e quer chegar a 2,5 milhões

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas