O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, afirmou, esta sexta-feira, que esta é a "a maior rede de vacinação em Saúde Pública de sempre com 3.500 pontos [de vacinação]", no qual vão ser "administradas quase cinco milhões de vacinas em cerca de 10 semanas".
Fernando Araújo agradeceu ainda ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, por "ter permitido a campanha, dando condições para executá-la".
Nos 3.500 pontos de vacinação, o diretor do SNS realçou que o objetivo da administração de cinco milhões de vacinas "em cerca de 10 semanas é ambicioso", mas que "tem a certeza" que será cumprido.
"Estava na altura certa de voltarmos a integrar a gestão da vacinação no SNS e na DGS, em particular, e conseguirmos este propósito de aumentarmos a vacinação e adesão num sistema altamente complexo e exigente", acrescentou ainda.
Fernando Araújo terminou as suas declarações agradecendo aos que contribuíram pela campanha montada que "vai seguramente contribuir para a uma maior capacidade de adesão dos portugueses ao objetivo da vacinação: defender-se a si próprios e aos outros".
Recorde-se que a campanha de vacinação contra a gripe e a Covid-19 arranca, esta sexta-feira, em cerca de 1.000 centros de saúde e 2.500 farmácias, sendo o objetivo deste ano o de vacinar 2,5 milhões de pessoas.
"Cerca de 2 milhões de pessoas, todos os que têm 60 anos de idade ou mais, poderão dirigir-se livremente às farmácias comunitárias. Os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), serão convocados pelos respetivos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) onde estão inscritos", refere a Direção Executiva do SNS, em nota.
[Notícia atualizada às 08h58]
Leia Também: Vacinação contra gripe e Covid arranca hoje e quer chegar a 2,5 milhões