"São mais de 40 as empresas portuguesas que vão marcar presença na ANUGA, feira que decorre entre 07 e 11 de outubro, na cidade de Colónia, na Alemanha, na missão de promoção internacional organizada pela PortugalFoods, associação que representa o 'cluster' agroalimentar português e trabalha em prol da promoção internacional do setor", anunciou, em comunicado.
À Lusa, fonte oficial da associação precisou que serão 43 as empresas portuguesas na feira.
Esta é a sétima participação da PortugalFoods no certame, no qual terá agora um espaço de cerca de 545 metros quadrados, que só não será maior porque esta é a primeira edição da feira pós-pandemia, o que obrigou a organização "a gerir a régua e esquadro a planta disponível".
Em 2021, a última edição da ANUGA, contou com cerca de 5.000 expositores e mais de 70.000 visitantes profissionais de 169 países.
A feira realiza-se a cada dois anos.
"Os últimos anos têm sido muito desafiantes para o setor agroalimentar em particular, se pensarmos nas grandes disrupções das cadeias logísticas impostas quer pela pandemia, quer pela invasão da Ucrânia pela Rússia. A escalada inflacionista continua a fazer sentir-se de forma muito presente no dia-a-dia das empresas, atualmente com grande impacto na diminuição do poder de compra dos consumidores", afirmou, citada na mesma nota, a diretora executiva da PortugalFoods, Deolinda Silva.
Para esta responsável, o desempenho do setor prova que a aposta em inovação é "peça fundamental para criação de valor. É muito pela diferenciação que garantimos a competitividade da fileira alimentar".
No final de 2022, as exportações do setor agroalimentar atingiram 8.600 milhões de euros, acima dos 6.200 milhões de euros registados em 2019, antes da pandemia de covid-19.
Conforme ressalvou a associação, apesar deste valor ter em conta a subida generalizada dos preços, verifica-se um "crescimento sustentado" das exportações.
A presença da PortugalFoods na ANUGA decorre ao abrigo do projeto conjunto de internacionalização 2023-2024, que inclui a organização de 40 iniciativas 20 mercados prioritários.
O projeto 'Go Global' é financiado pelos programas Compete 2030, Portugal 2030, Algarve 2030 e Lisboa 2030, bem como pela União Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, deverá marcar presença no evento no dia 10 de outubro.
Por sua vez, também está prevista a presença do presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Filipe Santos Costa, e da cônsul-geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, em 07 de outubro.
A PortugalFoods conta com mais de 180 associados, entre empresas, entidades do sistema científico e da fileira agroalimentar e outras atividades conexas.
Leia Também: Angola envia primeiros produtos alimentares sem taxas aduaneiras para EUA