Hospital das Caldas da Rainha recebe obras de conservação de 780 mil €

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste informou hoje que foi aprovada uma candidatura para a recuperação e conservação de fachadas e coberturas do Hospital de Caldas da Rainha, orçada em mais de 780 mil euros.

Notícia

© iStock

Lusa
13/02/2025 11:08 ‧ há 3 horas por Lusa

País

ULS do Oeste

A aprovação da candidatura ao Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial (FRCP), vai permitir avançar com intervenções para "garantir a segurança, funcionalidade e a preservação da estrutura", divulgou a ULS do Oeste em comunicado.

 

A obra incluirá diversas intervenções, a realizar em 2026, segundo a ULS, "sem comprometer o normal funcionamento" do Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.

No que diz respeito à recuperação e conservação das coberturas, a empreitada prevê a realização de limpezas e substituição de telhas em coberturas inclinadas, limpeza e impermeabilização de caleiras/algerozes, assim como a realização de picagens de superfícies deterioradas.

Quanto às fachadas, serão limpas e pintadas, assim como serão eliminadas as eflorescências salinas.

Será também, nalguns casos, realizada a reabilitação energética das fachadas com isolamento térmico, assim como, posteriormente, aplicada uma camada de regularização e acabamento.

Este conjunto de intervenções "visa melhorar a eficiência energética do hospital, garantir a impermeabilidade das fachadas e coberturas, e manter a estrutura do edifício em condições adequadas de segurança e estética, contribuindo para o conforto e bem-estar de todos os profissionais e utentes" desta unidade, pode ler-se no comunicado.

A obra representa um investimento de 784.263,99 euros, e terá uma comparticipação de 80%, ou seja, 627.411,19 euros, financiados pelo Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 01 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste (formado pelos hospitais das Caldas das Rainha e Peniche, no distrito de Leiria, e de Torres Vedras, no distrito de Lisboa", e os Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte do Oeste Sul.

Integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço e serve uma população de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 quilómetros quadrados.

Leia Também: ULS do Oeste desmente "negligência" em caso de diabético que morreu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas