Na sequência de um tiroteio entre um grupo de assaltantes e agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), ocorrido ao final da tarde desta terça-feira, na zona da Campanhã, no Porto, foi aberto "um inquérito" pelo Ministério da Administração Interna.
"O ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito, que correrá termos na IGAI, para apurar as circunstâncias em que atuaram elementos da PSP, em Campanhã, Porto, em 10 de outubro de 2023, e do que resultou um morto e um ferido por arma de fogo", refere um comunicado divulgado pela Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) na sua página oficial.
A PSP já tinha determinado a "abertura de [um] processo de inquérito".
De recordar que o incidente aconteceu quando os agentes localizaram, pelas 19h00 de terça-feira, "uma viatura anteriormente roubada pelo método de 'carjacking' e suspeita de ter sido utilizada em vários roubos a postos de abastecimento de combustível".
Segundo a PSP, quando os agentes tentaram abordar a viatura suspeita e os seus ocupantes - dois homens e duas mulheres -, "ocorreu um abalroamento contra as viaturas policiais e os polícias".
Os polícias envolvidos na operação, "em circunstâncias ainda não esclarecidas", efetuaram "vários disparos contra a viatura, atingindo dois dos ocupantes".
"Em resultado da intervenção policial foram atingidos os dois ocupantes do sexo masculino", explicou a PSP, acrescentando que do tiroteio resultou uma vítima mortal e um ferido, que foi transportado para uma unidade hospitalar.
Ainda de acordo com a PSP, não há registo de polícias feridos.
A ocorrência foi comunicada à Polícia Judiciária (PJ), que se deslocou ao local.
Leia Também: Assaltante morreu em tiroteio com a PSP no Porto. Outro ficou ferido