Israel não vai à Web Summit por "declarações ultrajantes" de Cosgrave

O fundador da WebSummit, Paddy Cosgrave, declarou que também são "crimes de guerra" aqueles que são "cometidos por aliados" na sequência do confronto armado entre Israel e Hamas.

Notícia

© Pedro Correia/Global Imagens

Notícias ao Minuto
16/10/2023 15:55 ‧ 16/10/2023 por Notícias ao Minuto

País

Web Summit

Israel não irá participar na Web Summit de 2023 devido a declarações que o país considera "ultrajantes" por parte do fundador da conferência, Paddy Cosgrave - que afirmou que "crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados".

O anúncio foi feito pelo embaixador israelita em Portugal, Dor Shapira, através das redes sociais, onde revela ter dirigido uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas.

"Escrevi hoje ao Presidente da Câmara de Lisboa informando-o que Israel não participará na conferência Web Summit devido às declarações ultrajantes proferidas pelo diretor executivo da conferência, Paddy Cosgrave", começa por dizer Shapira na rede social X (antigo Twitter).

"Mesmo nestes tempos difíceis, ele [Cosgrave] é incapaz de pôr de lado as suas opiniões políticas extremistas e de denunciar as atividades terroristas do Hamas contra pessoas inocentes", refere ainda o embaixador, acrescentando que "dezenas de empresas já cancelaram a sua participação nesta conferência" e encorajando "outras a fazê-lo".

Don Shapira declara, por fim, que se deve "ter tolerância zero em relação aos atos terroristas e de terror".

Esta reação deve-se a uma declaração proferida por Paddy Cosgrave que diz não diferenciar "os crimes de guerra" que estão a ser cometidos relativamente ao conflito entre Israel e Hamas.

"Estou chocado com a retórica e as ações de tantos líderes e governos ocidentais, com exceção em particular do governo da Irlanda, que pela primeira vez está a fazer a coisa certa. Os crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados, e devem ser denunciados pelo que são", declarou o fundador da Web Summit.

Recorde-se que a Web Summit está agendada para os dias entre 13 e 16 de novembro, em Lisboa.

Leia Também: "Maioria dos portugueses não pode deixar de condenar" ataque do Hamas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas