A Comunidade Judaica do Porto revelou, em comunicado enviado às redações, que notificou a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa "do desaparecimento de um cidadão em processo de obtenção da nacionalidade portuguesa".
Trata-se de um homem, de 52 anos, chamado Offer Kaldaron, "de família sefardita tradicional do antigo Império Otomano, particularmente da Grécia, havendo registos desta família nas sinagogas e instituições portuguesas que existiam em Salónica".
Desde o ataque do Hamas em território israelita, a 7 de outubro, e subsequente escalada da violência entre o movimento islâmico e Israel, têm-se reportado o desaparecimento de vários civis, em ambos lados do conflito, entre eles luso-israelitas.
A Comunidade Judaica do Porto conta, no total, 11 israelitas desaparecidos ou assassinados que, ou têm nacionalidade portuguesa, ou se encontram em processos de obtenção da mesma.
Passaporte de Offer Kaldaron© Reprodução / Comunidade Judaica do Porto
Esta terça-feira, por exemplo, a Comunidade Judaica do Porto deu conta, em informações enviadas ao Notícias ao Minuto, que Niv Raviv, cidadã israelita que tinha pedido a nacionalidade portuguesa e "estava a aguardar o desenrolar do processo", morreu.
Leia Também: Casal assassinado pelo Hamas. Ela tinha pedido nacionalidade portuguesa