De acordo com o Comando Regional da PSP, o suspeito foi detido após várias diligências levadas a cabo por investigadores da Brigada de Investigação Criminal de Capelas, no âmbito de uma investigação delegada pelo Ministério Público de Ponta Delgada, o que permitiu recolher "um conjunto substancial de provas", que apontam o arguido como "o responsável pela cedência de substâncias sintéticas ilícitas nas freguesias de São Vicente Ferreira, Fenais da Luz e vila de Capelas".
Após um mandado de busca domiciliária, a PSP apreendeu "mais de 40 doses individuais de substâncias ilícitas (sintética e liamba) e 1.043,35 euros", descreve a polícia, em comunicado de imprensa.
O homem, de 52 anos, sem antecedentes criminais associados ao tráfico de droga, está fortemente indiciado da prática do crime de tráfico de estupefacientes, segundo a mesma fonte.
"Foi ainda possível constatar que o arguido não é consumidor das substâncias ilícitas que, diariamente, vinha comercializando, obtendo lucros ilícitos e céleres, despreocupado com o malefício que tal comportamento acarreta para a saúde pública e bem-estar da população em geral", refere o Comando Regional da PSP.
O suspeito já foi presente ao Juiz de Instrução Criminal em Ponta Delgada e ficou com a medida de coação de obrigação de permanência na sua habitação, sujeito ao controlo com equipamentos tecnológicos, segundo a PSP nos Açores.
Leia Também: Preventiva para suspeito de traficar drogas sintéticas em São Miguel