"Vocação, dedicação e determinação". Marcelo evoca Sara Tavares

A artista morreu aos 45 anos, vítima de um tumor cerebral.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
19/11/2023 22:08 ‧ 19/11/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, este domingo, a morte de Sara Tavares, reconhecendo a sua "vocação, dedicação e determinação". A artista morreu hoje aos 45 anos, vítima de um tumor cerebral.

"Descobrimos Sara Tavares há trinta anos, ainda adolescente, através de um dos concursos de talentos que, nas décadas seguintes, revelariam vários nomes que hoje conhecemos e admiramos", começou por referir o chefe de Estado numa nota publicada no site da Presidência da República.

Sublinhou ainda Sara Tavares, de origem cabo-verdiana, "manteve sempre forte ligação aos seus pares, em diversas colaborações e homenagens, e grande proximidade à música e aos músicos africanos".

"Além dos discos que gravou desde 1996, representou Portugal no Festival da Eurovisão  e foi nomeada para um Grammy Latino", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, lembrando que "tendo interrompido a carreira por motivos de saúde", a artista "lançou um novo álbum em 2017 e, já este ano, editou um último single".

"À família de Sara Tavares manifesto a minha tristeza e o reconhecimento pela sua vocação, dedicação e determinação", acrescentou.

Sara Tavares, que lutava contra um tumor no cérebro desde 2009, morreu este domingo, aos 45 anos. Segundo avançou a SIC Notícias, artista estava internada no Hospital da Luz, em Lisboa.

Morreu a cantora Sara Tavares aos 45 anos

A artista morreu no Hospital da Luz, em Lisboa.

Notícias ao Minuto com Lusa | 20:55 - 19/11/2023

A cantora ganhou fama após vencer o programa da SIC 'Chuva das Estrelas' em 1994. No mesmo ano, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção com o tema 'Chamar a Música', tendo alcançado o 8.º lugar.

Dois anos depois, em 1996, Sara Tavares estreou-se com o álbum 'Sara Tavares & Shout!'.

Nas duas décadas seguintes, Sara Tavares editou vários álbuns que a aproximaram das raízes cabo-verdianas, com destaque para 'Balancê' (2005), que lhe valeu um disco de platina e uma nomeação como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music.

Em 2011, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e no ano seguinte deu continuidade à digressão internacional 'Xinti', título do álbum editado em 2009, que lhe valeu o Prémio Carreira do África Festival na Alemanha.

Em 2018 esteve nomeada para os Grammy Latino com o quinto álbum, 'Fitxadu' (2017), no qual aprofundou a relação com a música cabo-verdiana, contando com Manecas Costa, Nancy Vieira, Toty Sa'Med e Kalaf Epalanga entre os convidados.

A par da carreira em nome próprio, Sara Tavares colaborou com vários nomes da música portuguesa e lusófona, nomeadamente Ala dos Namorados, Dany Silva, Paulo Flores, Buraka Som Sistema e Carlão.

Sara Alexandra Lima Tavares nasceu a 1 de fevereiro de 1978, em Lisboa, filha de imigrantes cabo-verdianos.

O seu mais recente trabalho, o single 'Kurtido', foi lançado em setembro deste ano.

Leia Também: Morreu a cantora Sara Tavares aos 45 anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas